Existem moldes com superfícies espelhadas, que requerem superfícies com acabamento de níquel ou teflon. Apesar de serem muito caros, estes moldes são empregados para a injeção de peças específicas, garantindo a qualidade óptica da peça e seus acabamentos. Também é necessária a montagem de uma estrutura específica, formada, entre outros recursos, por aparelho microscópio, para aumentar os níveis de precisão de detalhes.
A construção de um molde exige um grande esforço. Empresas fabricantes dizem que cada encomenda de um molde para microinjeção é um desafio para seus profissionais. O tempo de fabricação e montagem fica na casa dos 45 dias, em média. Ele pode ser maior ou menor, de acordo com as operações terceirizadas. Alguns tratamentos térmicos podem levar dias para serem feitos.
Há trinta anos no mercado, um bom exemplo de fabricação de moldes para microinjeção é a empresa Jawar, que tem elevado grau de especialização em ferramentas de menor porte. “Trabalhamos com moldes de uma tonelada para baixo, em média de 600 kg. O peso das peças dificilmente passa dos cinco gramas”, revela Tirolla. A empresa tem como principais clientes representantes da indústria automobilística e fornecedores de produtos usados pela medicina.
Fotos: Cuca Jorge
Fonte Principal: Revista Plástico Moderno, edição nº 424 - Fevereiro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário